Balneabilidade: antes de cair na água, saiba se ela está própria para banho

Divulgação

Redação – Com a proximidade dos dias mais quentes é frequente a ida para as praias mais próximas. Se você está pensando em ir pra praia e dar aquele mergulho é melhor primeiramente avaliar se as condições da água do mar estão adequadas. A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) acaba de apresentar um novo relatório sobre a balneabilidade das praias de Santa Catarina. Os dados apontam que cinquenta por cento dos pontos de banho estão impróprios no Litoral Norte.

A coleta para analisar a balneabilidade das praias foi realizada em 56 pontos das cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Balenário Barra do Sul e Porto Belo.

O estudo mensal aponta que a praia de Piçarras é única que não apresenta pontos impróprios. Em Bombinhas, dos oito pontos analisados, apenas dois deles têm problemas. Balneário Camboriú chama a atenção por ter metade da praia sem indicação para banho. O mesmo ocorre com Itajaí e Itapema. Em Barra do Sul apenas o Canal do Linguado não está próprio para banho.

O serviço de balneabilidade prestado pelo órgão ambiental avalia a qualidade sanitária da água para contato de recreação primária (banho, nado, esqui e outros). O relatório é apresentado semanalmente a partir do mês de novembro.

Além da sinalização através de placas nos 200 pontos existentes, a população também pode ter acesso à balneabilidade das praias catarinenses através da plataforma do Google maps: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/mapa.php.

Melhoria

Em 2013 o órgão ampliou o número de locais acompanhados de 195 para 200. O gerente de Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, ressalta a importância de aumentar o número de pontos para um maior controle de balneabilidade. “Estamos em constantes testes para acrescentar mais locais, de acordo com o potencial poluidor. Dessa forma, vamos ter um maior controle sobre a qualidade do litoral catarinense preservando a saúde das pessoas” explicou.

One Response to Balneabilidade: antes de cair na água, saiba se ela está própria para banho

  1. alcindo elias disse:

    Como morador de Balneário Camboriú/SC, há mais de 13 anos, só tenho a AGRADECER e PARABENIZAR, aos órgãos responsáveis, por essa “sinalização”, pois todo cuidado é pouco, principalmente com as CRIANÇAS! ( Alcindo Elias – Func Públ Fed/ Aposentado- Balneário Camboriú/SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>