Crematório é inaugurado em Jaraguá do Sul

Foto Nilto

Inaugurado oficialmente no dia 14 de fevereiro, o Crematório Catarinense é o 3º crematório construído em Santa Catarina e o 27º do Brasil. Localizado no bairro Nereu Ramos em Jaraguá do Sul, o local visa trazer facilidade para os jaraguaenses e para todos da região que optarem por esse tipo de serviço funerário.

O crematório possui um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, projetor de imagens (com a possibilidade de vídeo conferência), uma câmara fria, cortina elétrica e transmissão de celebração via internet, além de ser uma opção que fornece menos riscos ambientais.

O representante do crematório, Leonardo Renan Leier, parabenizou a todos os envolvidos na construção do local. “Quero agradecer em nome da família Leier a todos que participaram da realização desse projeto, o crematório pode oferecer carinho, respeito e conforto às famílias, além de ser uma opção ecologicamente correta”, afirmou. O vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, destacou a importância do local para a região. “Acredito que o local será muito bom para toda a região, gostaria de agradecer a família Leier pela iniciativa, pois um projeto desse demora para ser concretizado. Agora as pessoas não precisam se deslocar para outras cidades, e com certeza Jaraguá do Sul só tem a ganhar com o crematório”, afirma.

A contratação do serviço por ser feita de duas formas. A pessoa interessada faz a compra antecipada, preenche as autorizações e já deixa em vida o que deseja. A outra opção é de a família contratar o serviço para algum familiar. Os valores para a cremação variam de acordo com o desejo da família, a cremação com celebração e homenagem custa R$3.600 e apenas a cremação R$2.800.O serviço de cremação é gratuito para a família da pessoa falecida, que foi doadora de órgãos.

Outras informações podem ser obtidas pelo 3376-0711.

O processo

O processo de cremação passa por duas etapas. A primeira diz respeito ao corpo e a urna. Ao chegar ao crematório o corpo é levado à sala de cerimônia (se for a opção da família) e depois da homenagem a urna vai para a sala de cremação, onde um profissional retira as alças e os vidros. Por lei, deve-se esperar 24h antes de dar início ao processo de cremação, que pode demorar em média uma hora e meia de acordo com o peso da pessoa. A câmara primária chega a atingir 800 graus durante a cremação.

Na segunda etapa, na câmara secundária, são processadas as substâncias particuladas e gases resultantes da etapa anterior, para que todo o processo esteja dentro das normas que visam à redução dos riscos ambientais, fazendo a fumaça sair da chaminé sem cheiro e agentes poluentes.

As cinzas

As cinzas de um adulto pesam entre um quilo e meio e são recolhidas por uma abertura no forno para que os tamanhos dos grãos fiquem uniformes. No final a família recebe a urna com as cinzas resultantes da cremação, que podem ser colocadas em jazigos, columbários e cinenários, espalhadas no jardim, lançadas ao mar ou vento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>